<< voltar

Intodução

Você acaba de adiquirir um excelente produto,
desenvolvido para clorar a água de piscinas com Tricloro em tabletes. Sua instalação é simples e a unidade fácil de operar. É fornecido em forma de kit, dispensando para tanto, qualquer outro material.

Para que o Clorador possa desenvolver plenamente sua função é importante que sejam seguidas as normas de instalação aqui descritas.

Funcionamento

A cuba, contendo até 7 tabletes de 200 gramas de Tricloro, é istalada através do suporte de fixação em qualquer cano na casa de máquinas.

O Regulador de Fluxo é instalado no encanamento de retorno, após o filtro, com a seta direcional no mesmo sentido do fluxo de água desta encanamento.

Através de registro de saída do Regulador de Fluxo controla-se a cloração em função do tempo de filtragem da água. O registro de entrada deverá sempre permanecer aberto, exceto para recarregar o Clorador ou em casos de manutenção.

O Clorador funciona apenas com o filtro ligado e com o seletor na posição filtrar ou recircular.
Para a automação do sistema, um Programador Horário (Timer) deverá ser instalado a fim de garantir a cloração e filtragem diária e de forma automatica.

Instalação

1. Regulador de Fluxo

1a. Com uma chave de fenda, solte as abraçadeiras e retire as duas luvas de fixação do Regulador de Fluxo.

 

1b. Com uma serra remova um pedaço de 12 cm do encanamento de retorno.

1c. Intoduza em cada lado desta abertura as luvas de borracha.

1d. Instale o Regulador de Fluxo na abertura com a seta direcional no mesmo sentido do fluxo de água deste encanamento.

1e. Deslize as luvas de borracha sobre o Regulador de Fluxo apertando firmemente as abraçadeiras metálicas.

1f. Quando o filtro estiver muito distante da piscina ou em sistemas em que o motor da bomba d'água é igual ou superior a 1cv, recomendamos abrir o furo interno do regulador de fluxo para não gerar pressão superior a 1 kg na Cuba dosadora. Para aumentar o diâmetro do furo central, utilize uma serra copo de 16 mm.

 

2. Suporte de Fixação da Cuba

2a. Retire as duas travas do suporte a fim de separar o colar de fixação.

2b. Instale o suporte da Cuba em qualquer cano e o mais próximo do Regulador de Fluxo.
Se o cano estiver na posição vertical, gire o anel de suporte 90º para que a Cuba possa ficar na vertical.

2c. Com o auxilio de um martelo reinstale as duas travas do suporte.

3. Interligação/Saída do Regulador de Fluxo/Entrada de água da Cuba

3a. Corte a mangueira de interligação em dois pedaços, tendo em vista que cada pedaço deverá interligar a Cuba ao Regulador de Fluxo passando por dentro do suporte de fixação da Cuba.

3b. Conecte uma extremidade da mangueira no Adaptador de saída de água da Cuba e a outra extremidade no adaptadorde entrada de água do Regulador de Fluxo. Conecte as extremidades da outra mangueira nos outros dois adaptadores, fixando esses pontos com as abraçadeiras.

3c. Encaixe a Cuba no suporte de fixação, esta ficará travada facilitando a abertura e o fechamento da tampa para carga e recarga.

Advertências

Não instale o Clorador antes do filtro, aquecedor ou qualquer outro equipamento metálico. A instalação em encanamento de cobre ou ferro galvanizado também está sujeita à corrosão.

Quando houver aquecedor no encanamento de retorno, o Clorador deverá ser instalado após o sistema de aquecimento. Caso o Clorador tenha que ser instalado a uma distância inferior a 1 m deste, uma válvula de retenção deverá ser isntalada entre o Clorador e o Sistema de Aquecimento.

 

Carga/Recarga

O Clorador deverá ser abastecido com até 7 tabletes de 3" (200 gramas cada) de Tricloro Triazina Triona. Nunca introduza qualquer outro produto no seu interior!

Através do visor é possível acompanhar o desgaste dos tabletes e recarregar o Clorador somente quando acabar a carga, procedendo da seguinte maneira:

Desligue o filtro

Quando a Cuba estiver instalada em uma altura acima do nível da água da piscina, (retire-a do suporte e suspenda-a, se necessário); não será preciso fechar os dois rgistros do Regulador de Fluxo. Toda água e gás do seu interior serão escoados para o cano de retorno quando o visor for removido. Quando a Cuba estiver instalada abaixo do nível da água da piscina (afogada), os dois registros do Regulador de Fluxa Deverão ser fechados antes de abrir a tampa da Cuba.

Gire a tampa da Cuba no sentido anti-horário para abri-la.

Retire a tampa da Cuba, removendo cuidadosamente o visor de vidro. Não deixe cair, isto poderá quebrá-lo.

Precauções

Desligue o Clorador quando for dar um tratamento de choque com produtos químicos. (Feche os dois registros do desviador de fluxo).

Quando for precisoreparar ou abrir a Cuba, lembre-se das seguintes normas de segurança:

1. Desligue a bomba do filtro e feche os registros do Regulador de Fluxo antes de abrir a Cuba.

2. Nunca inale os gases de cloro; mantenha a área do Clorador bem ventilada.

3. Use sempre proteção para os olhos, pele e roupas quando estiver trabalhando com produtos químicos.

4. Não fume perto do Clorador; evite faíscas e chamas.

5. Mantenha a linha de retorno da piscina sempre aberta, exceto quando o Clorador estiver em manutenção.

6. Siga cuidadosamente as recomendações químicas e precauções contidas no rótulo dos tabletes de Cloro.

Ajuste da Cloração

O ajuste da cloração é obtido através da abertura do registro de saída do Regulador de Fluxo em função do tempo que o filtro ficar ligado. Trata-se de um registro tipo esfera borboleta (90º). A borboleta na posição alinhada com a mangueira, fica com a abertura máxima. Na posição transversal, o registro está totalmente fechado.

Tabletes com dureza excessiva ou com baixa dureza interferem na cloração, devido a isto, verifique periodicamente o teor de cloro na água, através do estojo de teste. Feche totalmente o registro de saída de água, do Regulador de Fluxo quando o teor de cloro exceder a 3,0 ppm. Reabra gradualmente quando o teor abaixar, para níveis normais
(1,0 a 2,0 ppm).

Após um período mínimo de 20 dias de cloração exclusiva com Tricloro, verificar-se-á um residual de cloro a qualquer hora do dia na água da piscina.

O pH tenderá a se tornar ácido, isto devido ao estabilizante de Cloro liberado dos tabletes. Corrija-o sempre que necessário com "pH Certo ou pH Estável" - (Bicarbonato de Sódio) diretamente aplicado na água da piscina. Nunca ultilize barrilha leve para esta finalidade.

A demanda do Cloro depende de muitas circunstâncias. Por exemplo, quantidade de usuários, tempo de filtragem, volume de água, temperatura e luz do sol. Inicialmente você deverá experimentar até encontrar um ajuste adequado para a sua piscina. Ultilize sempre o estojo de teste para regular o Clorador.

Manutenção

Lubrifique periodicamente com silicone em spray o anel de vedação, a rosca da tampa da Cuba dosadora e os registros do Rgulador de Fluxo. Isto evitará o engripamento destas partes.

Home | Modelos das Bombas | Como Adquirir | Tabela de Compatibilidade Química
Desenvolvimento: Creartech